Às 8h11, o Centro de Gerenciamento de Trânsito (CET) registrava 89 quilômetros de lentidão. Só na Marginal Tietê, um dos pontos onde houve interdição, havia 28,9 quilômetros com lentidão, 32,1% acima da média para o horário.
O temporal que atinge a cidade de São Paulo desde a madrugada desta segunda-feira (10) deixa todas as regiões em estado de atenção. As marginais Tietê e Pinheiros têm trechos intransitáveis e a circulação dos transportes públicos está comprometida. A Zona Oeste da cidade foi a mais afetada. A recomendação dos bombeiros é que as pessoas evitem sair de casa.
Resumo:
Rodízio de veículos: Suspenso por todo o dia
Marginais: Tietê e Pinheiros estão fechadas em pontos com alagamento; na Tietê, o ponto crítico é na altura da ponte da Casa Verde, sentido Cebolão;
Chegada a São Paulo: rodovias Carvalho Pinto e Dutra têm congestionamento; a situação é a mesma na Castello Branco e Imigrantes;
Congestionamento: por volta de 8h, havia 89 km de lentidão em toda cidade
Trens: As linhas 8 e 9 da CPTM têm trechos com operação paralisada;
Metrô: opera normalmente;
Aeroporto: Guarulhos e Congonhas estão aberto para pousos e decolagens
Ocorrências: 234 acionamentos dos bombeiros por inundações, 27 quedas de árvores e 20 desabamentos; desde a noite de domingo (9) foram 4 mil chamados
Morte: um homem morreu em São Bernardo do Campo
Segundo a prefeitura, a cidade tem 76 pontos de alagamento, sendo 68 intransitáveis. A Marginal Tietê foi totalmente interditada, na altura da ponte da Casa Verde, sentido Cebolão, por volta de 5h30. O rio transbordou.
Há alagamentos nos dois sentidos também na Marginal Pinheiros, com veículos parados no meio da água na Zona Sul. O alagamento fecha a pista expressa completamente na altura da ponte Cidade Jardim.
O trânsito está parado na rodovia Castello Branco, sentido capital, e na chegada a São Paulo pela Dutra e Carvalho Pinto. Também há congestionamento na Imigrantes.
Há problemas também no transporte público. A circulação de trens na linha 9 Esmeralda da CPTM está interrompida entre as estações Osasco e Santo Amaro por causa de alagamentos. Os ônibus do sistema Paese foram acionados.Também há problemas na linha 8 Diamante. Há interrupções entre as estações Itapevi e Comandante Sampaio.A operação dos ônibus metropolitanos também está comprometida, com dificuldade de circulação dos veículos e atrasos por causa das vias alagadas. A recomendação é que os passageiros consultem a situação da linha em tempo real pelo aplicativo da EMTU. O rodízio de veículos foi suspenso.