Offline
MENU
Lula inaugura Ponte Brasil-Paraguai e fala sobre paz na América Latina
Nova ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco
Radioagência Nacional - Por Sarah Quines
Publicado em 20/12/2025 07:02
Notícias
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula acompanhou, nesta sexta-feira, a cerimônia de abertura da Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Estavam presentes as ministras da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, da Gestão e Inovação em Serviço Público, Esther Dweck, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e dos Transportes, Renan Filho.

Com investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países, incluindo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, a obra recebeu investimento de R$ 712 milhões da usina Itaipu Binacional.

Além da ponte estaiada, o projeto contemplou também as obras da Perimetral Leste. O DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, atuou como órgão proprietário, o Governo do Paraná como executor e Itaipu Binacional como responsável pelo repasse dos recursos.

O presidente Lula falou da importância da nova ligação com o país vizinho, destacando a importância de se unir para o crescimento, lembrando que a América Latina é de paz.

A nova ponte tem 760 metros de comprimento e é a segunda ligação sobre o Rio Paraná entre Brasil e Paraguai. Até então, a Ponte da Amizade era a única conexão entre os dois países na região da Tríplice Fronteira, com um fluxo de cem mil pessoas e 45 mil veículos por dia, segundo a Receita Federal.

A nova ponte liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco e entrará em operação de forma gradual: a partir deste sábado, o tráfego estará liberado apenas para caminhões descarregados em horários específicos. A partir de janeiro, ônibus de turismo fretados devem ser os próximos tipos de veículos a circular pela ponte. A liberação total para veículos de carga deve acontecer entre o fim do ano que vem e o começo de 2027. Os horários e detalhes da operação serão divulgados pelos órgãos competentes.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários