O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Clara Barbosa – completa dois anos de atuação em Santa Isabel. Desde que foi inaugurado, em agosto de 2021, mais de 31 mil atendimentos foram registrados no local, que conta com Psiquiatria, Psicologia além de especialidades como, Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Em 2021, entre agosto e dezembro, foram realizadas 6.215 consultas. Em 2022, durante todo ano foram 15.951. Já em 2023, de janeiro a julho, foram 9.138 atendimentos, que acontecem junto a uma equipe multidisciplinar. O projeto terapêutico inclui grupos diversos, que abordam temas relevantes para a ressocialização do paciente.
Dentre as abordagens em grupo estão as turmas voltadas às seguintes temáticas: Convivência, Álcool e Drogas, Tabagismo, Infantil, Adolescente, Idosos, Deficiência intelectual, Grupo de mães, além de oficinas terapêuticas de confecção de artesanato.
Diariamente, o CAPS Santa Isabel realiza o acolhimento de pacientes encaminhados ao serviço ou as demandas espontâneas, de quem procura o local. O objetivo dos Caps é atender as pessoas com transtorno mental e também seus familiares. A equipe profissional está habilitada para prestar o cuidado em atenção psicossocial, buscando preservar a cidadania da pessoa, o tratamento e seus vínculos sociais.
Para o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, a saúde mental é tão importante quanto a saúde física: “Esse, é mais um investimento na saúde de quem precisa. O CAPS em sua função busca, não apenas acolher, mas principalmente promover a reinserção dessas pessoas na sociedade com carinho e atenção. Temos muito orgulho em ter toda essa equipe do CAPS, e parabenizo por todo sucesso desses dois anos”.
Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa PMSI